Sobre a Globalstar



 

O projeto Globalstar foi lançado em 1991 como uma joint venture da Loral Corporação e Qualcomm . Em 24 de março de 1994, os dois patrocinadores anunciaram a formação de Globalstar LP, uma sociedade limitada estabelecida nos EUA, com a participação financeira de outras oito empresas, incluindo Alcatel , AirTouch , Deutsche Aerospace , Hyundai e Vodafone . Naquela época, a empresa previu que o sistema iria lançar em 1998, com base em um investimento de US $ 1,8 bilhões.

 

Globalstar recebeu sua atribuição de espectro dos EUA do FCC em janeiro de 1995, e continuou a negociar com outras nações pelos direitos de usar as mesmas freqüências de rádio em seus países.Os primeiros satélites foram lançados em fevereiro de 1998, mas a implantação do sistema foi adiada devido a uma falha no lançamento em setembro de 1998, que resultou na perda de 12 satélites em um lançamento, pela Agência Espacial Russa . Em fevereiro de 2000, foi lançado o último dos 52 satélites - 48 satélites e quatro peças em órbita. Outros oito satélites não lançados foram mantidos como reserva em terra.

 

A primeira chamada do sistema Globalstar original foi colocada em 1 de novembro de 1998, a partir de presidente Qualcomm Irwin Jacobs em San Diego a Loral Space & Communications CEO e do presidente Bernard Schwartz em New York.

 

Em outubro de 1999, o sistema começou os ensaios "user friendly", com 44 de 48 satélites planejados. Em dezembro de 1999, o sistema começou o serviço comercial limitado para 200 usuários com o total de 48 satélites (sem peças de reposição em órbita). Em fevereiro de 2000, ele começou o serviço comercial completo, com seus 48 satélites e 4 peças de reposição na América do Norte, Europa e Brasil. Preços iniciais foram de US$ 1.79/minuto. Nesta mesma época a NEGER Telecom inicia a comercialização do sistema no Brasil.

 

Em 2007, a Globalstar lançou oito satélites de primeira geração para o espaço para ajudar a compensar a falha prematura de seus satélites em órbita. Entre 2010 e 2013, lançou 24 satélites Globalstar de segunda geração, em um esforço para restaurar seu sistema para serviço completo.

 

Com mais de 315.000 assinantes (em Junho de 2008), Globalstar é o maior fornecedor mundial de serviços móveis de voz e dados via satélite. Globalstar oferece esses serviços para usuários comerciais e de lazer em mais de 120 países ao redor do mundo. Os produtos da empresa incluem telefones móveis e fixos por satélite, simplex e duplex modems de dados de satélite e pacotes de tempo de antena via satélite.

 

No final de 2007, a subsidiária Globalstar SPOT LLC lançou um dispositivo de segurança pessoal conhecido como o SPOT Satellite.

Muitas empresas e indústrias marítimas fazem uso dos diversos produtos e serviços Globalstar em áreas remotas fora do alcance de serviços de telefonia celular e telefone fixo. A NEGER Telecom atua também na comercialização da linha SPOT no Brasil.
 

Segmentos de clientes globais incluem: petróleo e gás, governo, mineração, silvicultura, pesca comercial, serviços públicos, militares, transporte, construção pesada, preparação para emergências, e continuidade de negócios, bem como usuários recreativos individuais.Soluções de dados Globalstar são usados ​​para uma variedade de ativos e monitoramento pessoal, monitoramento de dados e "Controle de Supervisão e Aquisição de Dados" ou aplicações SCADA.

 

Os telefones via satélite da Globalstar ganharam notoriedade no Brasil em diversas aplicações, destacando-se sua utilização nas Eleições de 2004 e 2005, onde consolidaram-se como solução flexível e de baixo custo para comunicações em áreas remotas do país.